???global.info.a_carregar???
Luís Urbano Afonso (b.1972). Senior Associate Professor of Art History at the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon (Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa), where he teaches since 1997. Holds a BA (1995), a MA (1999), a PhD (2006) and an Aggregation title (2017) in Art History, and also an uncompleted degree in Anthropology (ISCTE, 1999-2002). Author and coordinator of twelve books including Sephardic Book Art of the 15th Century (Brepols/Harvey Miller, 2019) and Mercados da Arte (Sílabo, 2019), co-authored with Alexandra Fernandes. With Iain Robertson and Derrick Chong is currently editing the book Global art markets: history and current trends (22 chapters, Routledge, 2024). Author of nearly one hundred chapters and papers published in a wide variety of academic journals including African Arts, The Antiquaries Journal, Archivo Español de Arte, Artibus et Historiae, BSAA Arte, Burlington Magazine, International Journal of Arts Management, Journal of Modern History (forthcoming), Journal of World History, Mande Studies, The Medieval History Journal, Mediterranean Studies, Mitteilungen der Carl Justi Vereinigung, Perspective, Social Sciences, Viator: Medieval and Renaissance Studies, and Wartburg-Jahrbuch. Presented more than 100 papers in scientific conferences and symposiums in Portugal and abroad. Coordinator of almost 20 national or international conferences, including the forthcoming 17th International Association of Arts and Cultural Management conference (AIMAC), Lisbon, June 2024. Supervisor of 5 PhDs dissertations (+4 ongoing) and 53 MA dissertations (+14 ongoing) in the areas of art history and art markets. Member of the Executive Committee of the African Ivory Research Network (AIRN), coordinating this network's cycle of online monthly seminars. Teaches and researches topics related with Medieval and Renaissance art, processes of artistic hybridization in the early globalization period and art markets in the present. Coordinator of the MSc in Art Markets (ISCTE/FLUL) and of the Erasmus Mundus master degree Managing Art and Cultural Heritage in Global Markets (ISCTE/FLUL, University of Glasgow, IESA Paris, Erasmus University Rotterdam). Member of the national committee of experts responsible for reviewing the Portuguese applications to UNESCO's world heritage list. Appointed by the Portuguese Ministry of Culture for the taskforce responsible for integrating the Ellipse and BPP contemporary art collections in the public domain (2022). Member of the winding-up committee of "Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo" (2023-2024), under the joint appointment of the Portuguese Ministry of Finances, Ministry of Culture and the Secretary of State of the Presidency of the Council of Ministers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Urbano Afonso

Nomes de citação

  • Afonso, Luís U.

Identificadores de autor

Ciência ID
1A15-E726-EC4C

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
História, especialidade de História da Arte (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Cânones artísticos, coleções e mercados da arte em três grandes unidades geoculturais (c.1550-c.1650): uma abordagem comparativa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2000 - 2006
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Pintura Mural Portuguesa entre o Gótico Internacional e o Fim do Renascimento: Formas, Significados, Funções" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
1995 - 1999
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As Pinturas Murais da Igreja do Convento de São Francisco de Leiria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991 - 1995
Concluído
História, variante em História da Arte (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2006/12 - 2019/11 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1999/07 - 2006/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 1999/07 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2016/01 - 2019/12 Tecnologia y conocimiento en la Peninsula Iberica (siglos XIII-XVI)
HAR2015-67619-P
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidad de Córdoba, Colômbia
Agencia Nacional de Evaluacion y Prospectiva
Em curso
2016/01 - 2019/03 Os marfins africanos no mundo atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos
PTDC/EPHPAT/1810/2014
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01 - 2018/12 Escritura expuesta y poder en España y Portugal (siglos XVIXVII): catálogo epigráfico on-line
HAR2015-63637-P
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha
Agencia Nacional de Evaluacion y Prospectiva
Em curso
2012/04 - 2015/03 A iluminura hebraica em Portugal durante o século XV
PTDC/EAT-HAT/119488/2010
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2010/01 - 2012/04 O mercado leiloeiro de arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011)
PTDC/EAT-HAT/103690/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/10 - 2009/03 As Matérias da Imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850
POCI/EAT/58065/2004
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Afonso, L. U.; Fernandes, Alexandra. "Lessons from the Portuguese art auctions", Arts Management Newsletter, 2013, http://www.artsmanagement.net/index.php?module=Pages&func=display&pageid=3.
Artigo em conferência
  1. Afonso, L. U.. "O fólio em branco: a iluminura hebraica portuguesa da Idade Média". Trabalho apresentado em First International Conference “Jewish Heritage – Science, Culture, Knowledge", Tomar, 2012.
    Publicado
  2. Afonso, L. U.; Horta, G.; Ribeiro, I.. "The ‘Calvary’ of S. Francisco’s Church in Leiria: workshop practice in a portuguese late gothic wall painting". Trabalho apresentado em International Institute for Conservation Congress, Dublin, 1998.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Afonso, Luís U.. "A luz gótica", Público, 2015
Artigo em revista
  1. Afonso, Luís U.. "Precocious consumption: the career of Ming porcelain in Renaissance Iberia". Journal of Modern History (2025):
    Aceite para publicação
  2. Afonso, Luís U.; Gomes, Mário Varela; Gomes, Rosa Varela. "Chinese pornography in a Portuguese nunnery: on a Transitional period blue and white porcelain bowl recovered from the Santana Convent (Lisbon)". The Antiquaries Journal 107 (2023): 1-18. https://doi.org/10.1017/S0003581523000318.
    Publicado
  3. Afonso, Luís Urbano; Almeida, Carlos; da Silva Horta, José. "Early African Ivories". African Arts 55 2 (2022): 10-19. http://dx.doi.org/10.1162/afar_a_00652.
    10.1162/afar_a_00652
  4. Afonso, Luís U.. "Em ano de peste, muito ficou por renovar". Medievalista 31 (2022): 445-459. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/477/471.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pandiello Fernández, María. "Un manuscrito singular: la Crónica Geral de Espanha de 1344 de la Academia das Ciências de Lisboa". BSAA Arte 88 (2022): 41-67. https://revistas.uva.es/index.php/bsaaarte/article/view/6929.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Afonso, Luís U.; Gomes, Mário Varela. "An Afro-Portuguese ivory from Ksar es-Seghir (Morocco)". Burlington Magazine (2021): 822-824.
    Publicado
  7. Afonso, Luís Urbano. "Sapi Export Ivories and Manueline Art: A Connected History". Viator 52 1 (2021): 431-463. http://dx.doi.org/10.1484/j.viator.5.130904.
    10.1484/j.viator.5.130904
  8. Afonso, Luís U.; Leal, Joana Cunha; Pinto dos Santos, Mariana; Senos, Nuno; Silva, Raquel Henriques da; Sobral, Luís de Moura. "Historiographie de l'histoire de l'art au Portugal: construction, expérience et actualité de la discipline". Perspective. Actualité en histoire de l’art 2021 1 (2021): 23-40.
    Publicado
  9. Fernandes, Alexandra; Afonso, Luís U.. "Online Sales and Business Model Innovation in Art Markets: A Case Study". Social Sciences 9 2 (2020): http://dx.doi.org/10.3390/socsci9020007.
    Publicado • 10.3390/socsci9020007
  10. Afonso, Luís U.; Serrão, Vítor. "A Charola do Convento de Cristo de Tomar como «obra de arte total», entre D. Manuel I e os Filipes". Monumentos 37 (2019): 84-99.
    Publicado
  11. Afonso, Luís U.; Jacobs, Grit. "Ein neuer Beitrag zur Gruppe der luso-afrikanischen Elfenbeinobjekte: der sapi-portugiesische Olifant aus der Kunstsammlung der Wartburg". Wartburg Jahrbuch 27 (2018): 59-78.
    Publicado
  12. Afonso, Luís U.. "Patterns of artistic hybridization in the early protoglobalization period". Journal of World History 27 2 (2016): 215-253.
    Publicado
  13. Afonso, Luís U.. "Interações artísticas entre judeus e cristãos em Portugal no final do século XV: arquitetura e iluminura". Praça Velha. Revista Cultural da Cidade da Guarda 36 (2016): 119-146.
    Publicado
  14. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago; Matos, D.. "La Biblia de Coimbra y la «Escuela Andaluza» de iluminación hebraica". Archivo Español de Arte 88 349 (2015): 53-68.
    Publicado • 10.3989/aearte.2015.04
  15. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago; Ramos, José Augusto. "A Bíblia de Cervera: um manuscrito sefardita iluminado?". Cadernos de Estudos Sefarditas 14 (2015): 171-201.
    Publicado
  16. Afonso, Luís U.. "A «Escola de Lisboa» de iluminura hebraica". Invenire especial (2015): 74-81.
    Publicado
  17. Afonso, Luís U.; Fernandes, Alexandra. "Joana Vasconcelos: managing an artist’s studio in the 21st century". International Journal of Arts Management 17 1 (2014): 54-64.
    Publicado
  18. Afonso, Luís U.. "As porcelanas «primeiras encomendas» da coleção Medeiros e Almeida". Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património 2 (2014): 186-193.
    Publicado
  19. Afonso, L. U.; Horta, J.. "Olifantes afro-portugueses com cenas de caça, c.1490-c.1540". Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património 1 (2013): 20-29.
    Publicado
  20. Afonso, L. U.. "A essência do medium: um estudo sobre as iluminuras marginais da Crónica Geral de Espanha de 1344 da Academia das Ciências de Lisboa". Cadernos de História da Arte 1 (2013): 3-16. http://cad.fl.ul.pt/index.php/Cadharte/index.
    Publicado
  21. Afonso, Luís U.; Horta, J.. "Afro-Portuguese Olifants with hunting scenes (c. 1490- c. 1540)". Mande Studies 15 (2013): 79-97.
    Publicado
  22. Afonso, L. U.. ""Ut oeconomia Pictura": How the Global Art Market is Changing the Dominant Canons". International Journal of Arts 2 6 (2012): 53-59.
    Publicado • 10.5923/j.arts.20120206.02
  23. Afonso, L. U.. "Eros et Thanatos: the tomb of king Pedro in Alcobaça and its Wheel of Life and Fortune (1358-1363)". Artibus et Historiae 33 65 (2012): 9-41.
    Publicado
  24. Afonso, L. U.. "Imagens de aprendizagem e ensino na arte funerária gótica: a propósito de uma cena escolar no túmulo do rei D. Pedro I de Portugal". De Arte. Revista de Historia del Arte 11 (2012): 71-88.
    Publicado
  25. Afonso, L. U.. "Pelos peitos e pelas espáduas: convenção, plausibilidade e história numa imagem de tortura esculpida no túmulo do rei D. Pedro". Românica 20 (2011): 93-107.
    Publicado
  26. Afonso, L. U.. "Donzelas no castelo: cultura religiosa e secular nos murais de São Francisco de Bragança". Monumentos 32 (2011): 30-37.
    Publicado
  27. Afonso, L. U.. "La cultura secular y las artes suntuarias en Portugal (siglos XII-XIV)". Quintana. Revista do Departamento de Historia da Arte 9 (2010): 13-47.
    Publicado
  28. Afonso, L. U.; Sandu, Irina Crina Anca; Murta, Elsa; Sá, Maria Helena. "Gilding techniques in religious art between East and West, 14th-18th centuries". International Journal of Conservation Science 1 (2010): 47-62.
    Publicado
  29. Afonso, Luís U.. "Devoções maiores e devoções menores na pintura mural portuguesa dos séculos XV e XVI". Cultura: revista de história e teoria das ideias 27 (2010): 11-23. http://cultura.revues.org/341.
    Publicado • 10.4000/cultura.341
  30. Cruz, A. J.; Afonso, L. U.. "On the Date and Contents of a Portuguese Medieval Technical Book on Illumination: O livro de como se fazem as cores". The Medieval History Journal 1 11 (2008): 1-28.
    Publicado • 10.1177/097194580701100101
  31. Afonso, L. U.; Fernandes, H.. "Do luxo à economia do dom: em torno do tesouro da rainha D. Beatriz (1349-1358)". Clio 17 (2008): 363-394.
    Publicado
  32. Afonso, L. U.. "Uma nota sobre as «fremosas donzellas» do Livro da Vertuosa Benfeytoria". eHumanista. Journal of Iberian Studies 8 (2007): 106-116. http://www.ehumanista.ucsb.edu/volumes/volume_08/index.shtml.
    Publicado
  33. Afonso, L. U.. "A imagem do saber: as pinturas da Universidade de Lisboa em 1431". Olisipo. Boletim do Grupo “Amigos de Lisboa” 27 (2007): 10-19.
    Publicado
  34. Afonso, L. U.; Monteiro, P.. "Fontes para o estudo dos pigmentos na tratadística portuguesa: da Idade Média a 1850". Artis 6 (2007): 161-186.
    Publicado
  35. Afonso, L. U.; Monteiro, P.. "Uma nota sobre Mestre Jácome, pintor régio de D. João I". Artis 5 (2006): 471-480.
    Publicado
  36. Afonso, L. U.. "«O Bom e o Mau Juiz» de Monsaraz numa perspectiva estruturalista". A Cidade de Évora 6 (2006): 321-341.
    Publicado
  37. Afonso, L. U.; Serrão, Vítor. "O fresco de Santo Aleixo e a pintura renascentista em Portugal". Almansor 4 (2005): 149-166.
    Publicado
  38. Afonso, L. U.. "Propaganda institucional beneditina e meta-narrativa cristã nos frescos de Pombeiro". Estudos/Património 8 (2005): 37-45.
    Publicado
  39. Afonso, L. U.. "As gárgulas da Torre do Tombo". Artis 4 (2005): 441-466.
    Publicado
  40. Afonso, L. U.. "Manter a freguesia no século XVI: os frescos de S. Francisco de Bragança e a Virgem da Misericórdia". Cadernos Terras Quentes 2 (2005): 169-176.
    Publicado
  41. Afonso, L. U.. "Late medieval Portuguese frescoes and the concept of «Mediterranean Painting» in Iberia". Mediterranean Studies 12 (2003): 61-71.
    Publicado
  42. Afonso, L. U.. "A apropriação simbólica da Justiça: Trajano, D. João II e a pintura do tribunal de Monsaraz". Artis 2 (2003): 35-74.
    Publicado
  43. Afonso, L. U.. "A cronologia das pinturas murais de S. Salvador de Bravães: uma reapreciação". Artis 2 (2003): 273-274.
    Publicado
  44. Afonso, L. U.. "São Salvador de Bravães e a cronologia da pintura mural portuguesa da Idade Média". Monumentos 19 (2003): 115-123.
    Publicado
  45. Afonso, L. U.. "The homology between the heavenly and the earthly kingdoms in late medieval Portugal". South African Journal of Art History 17 (2002): 1-12.
    Publicado
  46. Afonso, L. U.. "A pintura mural dos séculos XV-XVI na historiografia da arte portuguesa: estado da questão". Artis 1 (2002): 119-137.
    Publicado
  47. Afonso, L. U.. "The cultural construction of the Jews in late medieval Portugal. Contributions to a reevaluation". Mitteilungen der Carl Justi Vereinigung 13 (2001): 22-46.
    Publicado
  48. Afonso, L. U.. "Sincretismo e propaganda. O papel da imagem nos processos de doutrinação religiosa durante a Idade Média". Revista da Faculdade de Letras 25 (2001): 81-91.
    Publicado
  49. Afonso, L. U.. "As pinturas murais (séc. XV) do pórtico axial da Sé de Braga". Mínia 4 (1996): 51-76.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Afonso, Luís U.. "Ceticismo epistemológico, história prescritiva e reparações pós-coloniais". In A História na Era da (Des)informação, 213-228. Portugal: UCP Editora, 2023.
    Publicado
  2. Afonso, Luís U.; Seixas, Miguel Metelo de. "A group of four African oliphants proclaiming an Iberian royal union". In Heraldry in Contact. Perspectives and challenges of a connective image form, editado por Miguel Metelo de Seixas; Urte Krass, 81-86. Ostfildern, Alemanha: Thorbecke, 2023.
    Publicado
  3. Afonso, Luís U.. "Escrita latina e portuguesa em marfins africanos dos inícios do século XVI". In Escritura expuesta y poder en España y Portugal durante el Renacimiento: de la edición digital al estudio de la epigrafía humanística, editado por Manuel Ramírez Sánchez, 365-390. Espanha: Silex, 2021.
    Publicado
  4. Afonso, Luís U.; Jacobs, Grit. "A new contribution to the corpus of Luso-African ivories: the Wartburg Castle Sapi-Portuguese olifant". In Marfins Africanos no Mundo Atlântico, editado por Horta, José da Silva; Almeida, Carlos, 551-572. Portugal: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2021.
    Publicado
  5. Afonso, Luís U.. "O códice iluminado como objeto artístico". In Estudos de Iluminura. O códice medieval como objeto artístico, 55-66. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2021.
    Publicado
  6. Afonso, Luís U.; MOITA, TIAGO. "Os manuscritos hebraicos portugueses medievais". In Estudos de Iluminura. O códice medieval como objeto artístico, 67-80. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2021.
    Publicado
  7. Afonso, Luís U.. "Jewish networks, books, and early protoglobalisation: investigating the route of BNF Hebr. 1314-1315". In Sephardic Book Art of the 15th century, editado por Afonso, Luís U.; Moita, Tiago. Bélgica: Brepols / Harvey Miller, 2019.
    Publicado
  8. Afonso, Luís U.. "Os marfins afro-portugueses e a circulação de gravuras e incunábulos tardo-medievais de origem francesa na Serra Leoa". In Medieval Europe in Motion. The circulation of artists, images, patterns and ideas from the Mediterranean to the Atlantic coast (6th -15th centuries), 137-150. Palermo, Itália: Officina di Studi Medievali, 2018.
    Publicado
  9. Afonso, Luís U.. "Recomeçar: a fase portuguesa da pintura de Yanbei Zhang (1963-)". In Yanbei, 4-11. Lisboa, Portugal: CCCM, 2018.
    Publicado
  10. Afonso, Luís U.. "A Rotunda templária de Tomar e os edifícios de planta centralizada de Jerusalém na época das cruzadas". In Entre Deus e o rei. O mundo das Ordens Militares. Actas do VII Encontro Internacional sobre Ordens Militares, 775-794. Palmela, Portugal: CMP, 2018.
    Publicado
  11. Afonso, Luís U.. "As pinturas murais da igreja de S. Sebastião". In História da Arte nos Açores. Parte I (c.1427-1580). Arquitetura e arte, do descobrimento à monarquia dual, 97-113. Angra do Heroísmo, Portugal: Direção Regional da Cultura, 2018.
    Publicado
  12. Afonso, Luís U.. "As sinagogas portuguesas e o tardo-gótico despojado". In O Fascínio do Gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva, 105-136. Lisboa, Portugal: ARTIS-Instituto de História da Arte, 2016.
    Publicado
  13. Afonso, Luís U.; Caetano, Joaquim Inácio. "A Pintura Mural na Beira Alta na época de Grão Vasco". In Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a pintura entre o Renascimento e a Contrarreforma, Viseu, MNGV, pp. 59-71., 59-71. Viseu, Portugal: Museu Nacional Grão Vasco, 2016.
    Publicado
  14. Afonso, Luís U.. "A Charola de Tomar como uma obra de arte total". In A Charola de Tomar. Novos dados, novas interpretações, 69-83. Lisboa, Portugal: DGPC, 2016.
    Publicado
  15. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago; Ramos, José Augusto. "A Bíblia de Cervera: um manuscrito sefardita iluminado (1299-1300)?". In Luz, Cor e Ouro. Estudos sobre manuscritos iluminados, 157-180. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2016.
    Publicado
  16. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago. "A iluminura judaica portuguesa tardo-medieval". In O livro e a iluminura judaica em Portugal no final da Idade Média, 53-66. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2015.
    Publicado
  17. Afonso, Luís U.. "A China e o mercado da arte português na atualidade". In Património Cultural Chinês em Portugal, 215-226. Lisboa, Portugal: CCCM / Fundação Jorge Álvares, 2015.
    Publicado
  18. Afonso, Luís U.. "A diversidade da arte em Portugal durante o século XV: uma síntese por décadas". In Livros de Horas. O Imaginário da Devoção Privada. Manuscritos, 99-121. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2015.
    Publicado
  19. Afonso, Luís Urbano de Oliveira; Matos, D.. "The ‘Book on How to Make Colours’ (‘O livro de como se fazem as cores’) and the ‘Schedula diversarum artium’". In Zwischen Kunsthandwerk und Kunst: Die Schedula diversarum artium, 305-317. Berlim, Alemanha: De Gruyter, 2014.
    Publicado
  20. Afonso, Luís U.. "A Rotunda do Convento de Cristo: a etapa românica". In A Charola do Convento de Cristo: História e Restauro, 8-69. Lisboa, Portugal: DGPC, 2014.
    Publicado
  21. Afonso, Luís U.. "De Rotunda a Charola: a etapa manuelina". In A Charola do Convento de Cristo: História e Restauro, 70-159. Lisboa, Portugal: DGPC, 2014.
    Publicado
  22. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago. "Tradition and modernity in Portuguese Hebrew illumination of the late 15th century". In Portuguese Studies on Medieval Illuminated Manuscripts. New approaches and methodologies, 169-189. Barcelona-Madrid, Espanha: Fidem, 2014.
    Publicado
  23. Afonso, Luís U.. "A Escola de Lisboa no contexto dos manuscritos sefarditas iluminados tardo-medievais". In O livro e as interações culturais judaico-cristãs em Portugal no final da Idade Média, 263-308. Lisboa, Portugal: Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste", 2014.
    Publicado
  24. Afonso, L. U.; Cruz, A. J.; Matos, D.. "O Livro de como se fazem as cores or a medieval Portuguese text on the colors for illumination: a review". In Craft Treatises and Handbooks: the dissemination of technical knowledge in the Middle Ages, 93-105. Turnhout, Bélgica: Brepols, 2013.
    Publicado
  25. Afonso, Luís U.. "A imagem do saber: as pinturas da Universidade de Lisboa em 1431". In A Universidade Medieval em Lisboa. Séculos XIII-XVI, 305-315. Lisboa, Portugal: Tinta da China / Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  26. Afonso, L. U.. "Características e tendências do mercado leiloeiro português nos últimos anos". In Os leilões e o mercado da arte em Portugal. Estrutura, história, tendências, 7-31. Lisboa, Portugal: Scribe, 2012.
    Publicado
  27. Afonso, L. U.. "S. Paulo na arte portuguesa da Idade Média". In Paulo de Tarso. Grego e Romano, Judeu e Cristão, 213-225. Coimbra, Portugal: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2012.
    Publicado
  28. Afonso, Luís Urbano de Oliveira. "Rumos da arte em Portugal na época de Garcia de Resende: «moderno», «mourisco», «romano»...". In Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: Um Livro à Luz da História, 87-104. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2012.
    Publicado
  29. Afonso, L. U.. "New developments in the study of O livro de como se fazem as cores das tintas". In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, 3-27. Lisboa, Portugal: Campo da Comunicação, 2011.
    Publicado
  30. Afonso, L. U.. "A pintura mural portuguesa entre 1400 e 1550". In Primitivos Portugueses (1450-1550). O século de Nuno Gonçalves, 82-93. Lisboa, Portugal: Athena, 2010.
    Publicado
  31. Afonso, L. U.. "Em demanda da pintura medieval portuguesa (1100-1400)". In Primitivos Portugueses (1450-1550). O século de Nuno Gonçalves, 94-107. Lisboa, Portugal: Athena, 2010.
    Publicado
  32. Afonso, L. U.. "As representações da Justiça em Gil Vicente e a relação do dramaturgo com a arte manuelina". In Teatro do Mundo. Teatro e Justiça: Afinidades Eletivas, 127-149. Porto, Portugal: Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto, 2009.
    Publicado
  33. Afonso, L. U.; Silva, José C. V.. "A arquitetura e a produção artística". In A Catedral de Braga. Arte, Liturgia e Música. Dos fins do século XI à época tridentina,, 27-67. Lisboa, Portugal: Arte das Musas, 2009.
    Publicado
  34. Afonso, L. U.. "Arnaus, um fresquista do Renascimento". In O Largo Tempo do Renascimento. Arte, Propaganda e Poder, 85-100. Casal de Cambra, Portugal: CAleidoscópio, 2008.
    Publicado
  35. Afonso, L. U.. "A pintura mural em Sintra na Idade Média e no Renascimento". In Contributos para a história medieval de Sintra, 131-152. Sintra, Portugal: Câmara Municipal de Sintra, 2008.
    Publicado
  36. Afonso, L. U.. "Protection, prestige and authority: on the functions of Portuguese mural paintings". In Out of the Stream: Studies in Medieval and Renaissance Mural Painting, 69-87. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2007.
    Publicado
  37. Afonso, L. U.. "Life’s circle: some notes on two Portuguese Gothic tombs". In Grabkunst und Sepulkralkultur in Spanien und Portugal, 193-205. Frankfurt, Alemanha: Vervuert, 2006.
    Publicado
  38. Afonso, L. U.. "A pintura mural das igrejas das Ordens Militares, em torno de 1500. Primeiras impressões de uma abordagem iconográfica". In As Ordens Militares e as Ordens de Cavalaria na Construção do Mundo Ocidental. Actas do IV Encontro Sobre Ordens Militares, 899-916. Lisboa, Portugal: Colibri, 2005.
    Publicado
  39. Afonso, L. U.. "Manuelino e luso-tropicalismo: a historiografia da arte e a construção da identidade portuguesa durante o Estado Novo". In II Congresso Internacional de História da Arte. Actas, 105-141. Coimbra, Portugal: Almedina, 2004.
    Publicado
  40. Afonso, L. U.. "Arte e identidade: uma reflexão crítica sobre a luso-tropicalização do Manuelino". In População: Encontros e Desencontros no Espaço Português. Actas do IV Curso de Verão da Ericeira, 97-108. Ericeira, Portugal: Mar de Letras, 2003.
    Publicado
  41. Afonso, L. U.. "Ornamento e ideologia. Análise da introdução do grotesco na pintura mural quinhentista". In III Encontro Sobre História das Ordens Militares (22-25 Janeiro de 1998). Actas, 305-340. Palmela, Portugal: Colibri, 1999.
    Publicado
  42. Afonso, L. U.. "A influência da espiritualidade e da estética mendicantes nas pinturas murais da igreja de São Francisco de Leiria". In III Colóquio sobre a História de Leiria e da sua Região (29-30 de Novembro de 1996). Actas, 137-155. Leiria, Portugal: Câmara Municipal de Leiria, 1999.
    Publicado
  43. Afonso, L. U.. "As pinturas murais da igreja de São Francisco (Leiria)". In Linha do Oeste. Óbidos e Monumentos Artísticos Circundantes, 247-261. Lisboa, Portugal: Lisboa, Assírio & Alvim, 1998.
    Publicado
  44. Afonso, L. U.. "Pintura". In Museu de Leiria. Catálogo da Exposição, 35-49. Leiria, Portugal: Câmara Municipal de Leiria, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Afonso, Luís U.; Robertson, Iain; Chong, Derrick. Global art markets: history and current trends. Londres, Reino Unido: Routledge. 2024.
    Aceite para publicação • Editor
  2. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago. Sephardic Book Art of the 15th century. Turnhout, Bélgica: Brepols/Harvey Miller. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Afonso, L. U.; Melo, Joana Ramôa. O Fascínio do Gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva. Lisboa, Portugal: ARTIS-Instituto de História da Arte. 2016.
  4. Afonso, Luís U.; Frazão, Irene. A Charola de Tomar. Novos dados, novas interpretações. Lisboa, Portugal: DGPC. 2016.
  5. Afonso, Luís U.; Miranda, Adelaide. O livro e a iluminura judaica em Portugal no final da Idade Média. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal. 2015.
  6. Afonso, Luís U.; Pinto, Paulo Mendes. O livro e as interações culturais judaico-cristãs em Portugal no final da Idade Média. Lisboa, Portugal: Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste". 2014.
  7. Afonso, L. U.; Fernandes, Alexandra. Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências. Lisboa, Portugal: Scribe. 2012.
  8. Afonso, L. U.. The Materials of the Image. As Matérias da Imagem. Lisboa, Portugal: Campo da Comunicação. 2011.
  9. Afonso, L. U.; Serrão, Vítor. Out of the Stream: Studies in Medieval and Renaissance Mural Painting. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2007.
Livro
  1. Afonso, Luís U.; Fernandes, Alexandra. Mercados da Arte. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. 2019.
    Publicado
  2. Afonso, L. U.. A Pintura Mural Portuguesa entre o Gótico Internacional e o Fim do Renascimento: Formas, Significados, Funções. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2009.
    Publicado
  3. Afonso, L. U.. O Ser e o Tempo. As idades do homem no gótico português, Casal de Cambra, Caleidoscópio. ISBN:. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio. 2003.
    Publicado
  4. Afonso, L. U.. Convento de S. Francisco de Leiria. Estudo monográfico. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2003.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Afonso, Luís U.. "AAVV, Os Frescos das Casas Pintadas em Évora". Évora, Portugal: Fundação Eugénio de Almeida. 2014.
    Publicado
  2. Afonso, L. U.. "Sofia Braga, Pintura Mural Neoclássica em Lisboa. Cyrillo Volkmar Machado no Palácio do Duque de Lafões e Pombeiro-Belas". Lisboa, Portugal: Scribe. 2012.
    Publicado
  3. Afonso, L. U.. "Marta Marinho Nunes, intitulado Mobiliário Português do Século XVIII no Mercado Leiloeiro Lisboeta (1996-2008)". Lisboa, Portugal: Scribe. 2011.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Afonso, L. U.; Varandas, J.; Araújo, Inês Meira. "Accuracy and convention in four tapestries representing the conquest of two Moroccan cities by Afonso V of Portugal (c.1475)". Trabalho apresentado em 2nd International Conference of the European Architectural History Network, Bruxelas, 2012.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. São Sebastião. Eva Neves (ed.), Catedral e Museu Diocesano de Santarém. 2021. Afonso, Luís U..
  2. Recensão crítica do livro: Adelaide Duarte, Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal. 2017. Afonso, Luís U.. https://midas.revues.org/1160.
  3. 1. Bíblia de Cervera. 2015. Afonso, Luís U.; Moita, Tiago; Ramos, José Augusto.
  4. 2. Bíblia Kennicott. 2015. Afonso, Luís U..
  5. 3. Bíblia de Lisboa. 2015. Afonso, Luís U..
  6. 6. Bíblia. 2015. Afonso, Luís U..
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024 Agência da imagem nas Cantigas de Santa Maria. Veneração, corpo e olhar no «Codice Rico»
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 Internacionalização artística portuguesa contemporânea. Caso de estudo: a artista Joana Vasconcelos.
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Galeria João Esteves de Oliveira. Arte Moderna e Contemporânea. Trabalhos sobre papel
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Da educação à mediação e à curadoria participativa. Relatório de estágio curricular no Museu Calouste Gulbenkian
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 Sagrado profano: imagens eróticas em manuscritos medievais de cariz religioso
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2022 Vivência em estúdio de artista: uma abordagem entre as questões de produção e do mercado da arte.
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 O circuito da peça e o processo de vendas em leilão: catalogação, marcação do lote, exposição e leilão.
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 The primary art market in Turin. Internship report at Febo & Dafne art gallery.
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 The Berlin art market: structures and dynamics
Coorientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2022 Os marfins luso-africanos do Benim (séculos XVI-XVII). Estudo histórico-artístico e material
Orientador
Art History (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2021 Legislação relativa à comercialização de peças de arte em marfim no Reino Unido e o seu impacto no mercado da arte
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 O mobiliário na iluminura medieval ibérica: séculos XII-XIV
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2021 Marfins de morsa na Europa medieval (séculos IX ao XII)
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 As potencialidades da Realidade Aumentada na interação entre os museus e o público, em particular na possibilidade de expor informação sobre as obras de forma interactiva, através da tecnologia RA
Coorientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2019 - 2021 Os Leilões Online de Arte Moderna e Contemporânea da Cabral Moncada Leilões, entre 2016 e 2019
Coorientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2015 - 2021 La Crónica Geral de Espanha de 1344 (Ms. A 1 de la Academia das Ciências). Etudio iconográfico-cultural y filiaciones internacionales
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 A instalação “Livro do Céu” (Tianshu) do artista contemporâneo chinês Xu Bing
Orientador
Estudos Asiáticos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
2019 - 2020 Catalogação de azulejos hispano-mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra como estudo de caso
Coorientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Estrelas do Mercado da Arte Contemporânea. Relações entre fama, talento e dinheiro
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 O Mercado leiloeiro dos " Old Masters". Tendências dos últimos cinco anos
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2019 - 2019 Os pendentes na joalharia do século XVI
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Female Presence in the Middle Eastern and North African Art Market
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Mercado e Colecionismo do Azulejo em Portugal
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Do Livro para o Marfim. Gravuras Tardo-Medievais Francesas em Olifantes, Hostiários e Saleiros da Antiga Serra Leoa
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Santo António e a sua presença no mercado de arte em Lisboa
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 René Lalique: o artista, o místico e o empreendedor
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Galerias de arte em Lisboa. Passado e presente
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Desigualdade entre sexos na arte contemporânea. A presença de artistas mulheres no mundo da arte contemporânea em Portugal, em contexto europeu e anglo-saxónico
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Uma avaliação de Pintura Portuguesa através do Método de Regressão Hedónica. A coleção de arte moderna e contemporânea Telo de Morais
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 O livro hebraico português na Idade Média. Do Sefer he-Aruk de Seia (1284-85) aos manuscritos iluminados tardo-medievais da "Escola de Lisboa" e aos primeiros incunábulos
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Família em Tempos Reais. Proposta de exposição no Palácio Nacional da Ajuda. O Video Mapping como ferramenta curatorial
Orientador
Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013)
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A fronteira entre a arte e a ciência no fotojornalismo: o caso da National Geographic Society
Coorientador
2016 - 2016 O Mercado Freelancer: Tendências da Produção Criativa na Globalização
Coorientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Vista Alegre: história, colecionismo e mercado na atualidade
Coorientador
2015 - 2015 A chinoiserie no mobiliário português do século XVIII: história, arte e mercado
Orientador
2015 - 2015 Investimentos artísticos a muito longo prazo: uma proposta sobre quatro países emergentes
Orientador
2015 - 2015 A Importância das Feiras de Arte: o caso da Feira de Arte e Antiguidades da Associação Portuguesa dos Antiquários
Orientador
2015 - 2015 O Tríptico da Paixão de Cristo do Palácio Nacional da Ajuda: História, Estudo Material, Iconografia e Filiação Estilística
Orientador
2014 - 2014 Joaquim Rodrigo: o medium e a memória.
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Arte e crime em Portugal na atualidade (2000-2012). Pintura – passar por original
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 As caixas quinhentistas lacadas da zona do Índico
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Colecionadores de arte. Tendências e motivações
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 As Tapeçarias de Pastrana. Uma Iconografia da Guerra
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A porcelana armoriada da coleção do Centro Cultural e Científico de Macau: uma análise histórico-artística e de mercado
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A iluminura de Maria de Ataíde e Isabel Luís no Mosteiro de Jesus de Aveiro (c. 1465 – 1540)
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Arte Namban no mercado leiloeiro internacional e nacional
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 As iluminuras da Crónica Geral de Espanha de 1344 (MS Azul 1, Academia das Ciências de Lisboa)
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 A laceração do corpo na Idade Média Tardia e na arte do Pós-Modernismo
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 A Iconografia de Santa Maria Madalena em Portugal até ao Concílio de Trento
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Art Invest. Fundo de Investimento Fechado Mobiliário
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 The Ms. Parma 1959 in the context of the Portuguese Hebrew Illumination.
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Contributos para o estudo da pintura mural na arquitectura palatina lisboeta entre o Tardo-Barroco e o Neoclassicismo (1775-c.1820)
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Os Vitrais do Palácio da Pena e a Coleção de D. Fernando II. Contributos para o seu estudo
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 O Tesouro do Rei D. Dinis no Contexto dos Tesouros Medievais
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 A escultura pública de Cristóbal Gabarrón e a experiência curatorial das exposições Los Siléncios de Colón (2008) e Las Torres de la Alhambra (2009)
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 A função do nome dos artistas na arte contemporânea. Identificação de autoria ou (simples) marca comercial?
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Uma visão sobre o mercado leiloeiro lisboeta e a sua importância no conhecimento da produção de mobiliário civil português no século XVIII
Orientador
Gestão de Mercados da Arte (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/09/01 - Atual Eykon Imago Universidad Complutense de Madrid
2012/12/20 - Atual Midas Universidade de Évora
2007/01/02 - Atual Goya. Revista de Arte Fundacion Lazaro Gualdiano
2002/10/01 - 2015/12/31 Artis Caleidoscópio
2013/01/02 - 2014/07/31 Cadernos de História da Arte Instituto de História da Arte
2011/01/01 - 2013/12/31 Anuario de Estudios Medievales
2010/01/01 - 2010/12/31 Medievalista

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - 2022 Coordenador do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia e História da Arte»
Coordenador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2021 Coordenador do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia e História da Arte»
Coordenador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2016 Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «História da Ciência e Outras Humanidades» Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2013 - 2013 Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Arqueologia & Património e Museologia» Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia, Conservação e Restauro» Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2011 - 2011 Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia, Conservação e Restauro» Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Teorias da História da Arte História da Arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Art markets practices Mercados da Arte ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - Atual International art markets Mercados da Arte (Mestrado integrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - Atual Art markets: structure and dynamics História da Arte (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1997 - Atual Arte Românica e Gótica História da Arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
1997 - Atual Arte Românica e Gótica em Portugal História da Arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Arte do Renascimento e do Maneirismo História da Arte Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2022 História da Arte Comparada História da Arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2021 Estudos de Arte Medieval História da Arte (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2020 Iconografia e iconologia História da Arte Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2019 Portugal e a Ásia: relações interculturais História da Arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2018 Ásia e Europa – História da Arte, Coleções e Mercados Globais Estudos Asiáticos (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Distinções

Prémio

2024 Andy Kelly Prize for Best Article in Viator - Honorable mention
UCLA CMRS Center for Early Global Studies, Estados Unidos